Notícias

Energia Solar Fotovoltaica uma solução ecologicamente correta e econônomica

Energia Solar Fotovoltaica uma solução ecologicamente correta e econônomica

Nos dias de hoje é cada vez mais importante encontrarmos fontes alternativas de geração de energia para o consumo humano, e uma das fontes mais promissoras para geração de eletricidade no século XXI é a energia solar. A energia captada através de painéis solares fotovoltaicos, pode ser instalada em praticamente qualquer lugar, e ela pode ser aproveitada para geração de energia elétrica em residências, para reduzir a dependência da rede elétrica, ou mesmo através dos sistemas chamados de aquecedores solares, que captam a energia do sol através de placas solares para aquecimento de água, fornecendo uma grande economia no consumo de energia.

Você sabe o que é energia solar?

A energia solar é a energia mais abundante em nosso planeta e ela provém da luz e dos raios eletromagnéticos do sol, ela aquece nosso planeta, sendo essencial para manter a temperatura do mundo como o conhecemos, além de ser essencial para processos naturais, como a fotossíntese das plantas, que converte a energia do sol em energia química e metabólica para esses organismos.

Nas últimas décadas, entretanto, descobriu-se que além dos processos naturais de nosso planeta, a energia solar também pode ser usada para geração de energia elétrica, através dos chamados painéis solares. Os painéis solares são equipamentos fotovoltaicos que absorvem a energia solar e a transformam em corrente elétrica. Essa energia pode ser utilizada para abastecer nossas redes elétricas em larga escala através de usinas solares, que produzem quantidades significativas de energia solar e a colocam na rede elétrica, ou podem ser geradas em escalas menores, a chamada energia solar residencial, quando se instalam placas solares em residências, normalmente sobre o telhado, para captar a energia e transformá-la em corrente elétrica para abastecer a residência ou para fornecer água quente para a residência.

Painel solar é o equipamento que capta a energia solar e a converte em outras formas de energia que podemos aproveitar em nosso dia a dia. O tipo mais famoso é o painel fotovoltáico, que converte a luz solar em energia elétrica, mas há também outros equipamentos, como os aquecedores solares, que usam a energia do sol para aquecer água, economizando assim os gastos com chuveiros e aquecedores elétricos, equipamentos de aquecimento muito comuns no Brasil, mas que são vilões no consumo de energia.

 

Voltar